Ao entrar na igreja, devemos sempre nos colocar em oração e no silêncio nos preparar para a celebração, pois ao atravessar a porta, entramos num lugar sagrado.
Continue lendoO símbolo, portanto, em seu sentido antropológico é um conjunto de elementos sensíveis em que os homens, seguindo o dinamismo das imagens, captam significados que transcendem as realidades concretas.
Continue lendoCom o gesto simbólico, na última ceia, em que usou pão e vinho, Jesus expressou, sua entrega total ao Pai, a realização da nova e terna aliança e a vinda do Reino...
Continue lendoJesus era judeu, celebrava anualmente este acontecimento da libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Porém, em sua última ceia Pascal, Jesus ao celebrá-la com os discípulos, dá um novo sentido ao rito.
Continue lendoLiturgia é portanto, muito mais que um conjunto de ritos... participar dela, vai muito além de fazer uma leitura, ou levantar os braços e bater palma.
Continue lendoO Espaço celebrativo, portanto, não é um lugar qualquer, ele deve revelar o céu. Confira o artigo escrito pelo padre Thiago Faccini Paro.
Continue lendo