O itinerário que propomos está estruturado em quatro etapas, sendo:
Primeira Etapa: Catequese durante a gestação
Segunda Etapa: Catequese próxima ao Batismo
Terceira Etapa: Celebração do Sacramento do Batismo
Quarta Etapa: Acompanhamento Pastoral
Cada uma destas quatro etapas, foi pensado para que de maneira gradativa os pais e padrinhos que procuram a Igreja para batizar os filhos e futuros afilhados, muitas vezes motivados por questões sociais e de tradição, tenham a oportunidade de conhecer mais de perto a Igreja Católica Apostólica Romana, alcançando uma maior compreensão do sacramento que solicitam, bem como, o conhecimento do compromisso e dos deveres inerentes a ele. Ou seja, este itinerário, será uma oportunidade iniciar na fé, aqueles que não foram suficientemente evangelizados e de criar um vínculo ainda maior, com aqueles que já têm uma vivência eclesial.
Na primeira etapa, iremos priorizar um encontro mais personalizado, realizado na casa das famílias, com pelo menos uma reunião mensal, no qual será abordado temas próprios do período da gestação e da vivência cristã, como a escolha de um nome cristão para a criança, o valor da vida, entre outros. São sete encontros que podem ser realizados a partir do segundo mês da gestação, ou organizados de acordo com a possibilidade do tempo que ainda resta antes do nascimento do bebê. Os encontros poderão ser conduzidos pela Pastoral do Batismo ou Pastoral Familiar devidamente preparados.
A segunda etapa prevê encontros mais sólidos, e que refletem três eixos: teológico, litúrgico e pastoral. Os encontros serão grandes catequeses, que poderão ser feitos na comunidade, com grupos maiores. Nessa etapa estão previstos três encontros e uma celebração. As famílias que não tiveram possibilidade de participar da primeira etapa, poderão iniciar normalmente a caminhada a partir deste segundo momento. Sugerimos que seja realizado um encontro por semana, para que as famílias e futuros padrinhos tenham tempo de refletir sobre o tema abordado, que realizem as atividades do diário e que criem vínculo com a comunidade eclesial. Todos os encontros poderão ser realizados em um único dia, porém, estaríamos priorizando apenas o conteúdo e não a vivência o entrosamento com a comunidade de fé.
A terceira etapa contempla a celebração batismal, no qual apresentamos pistas para a realização dos ritos, de modo a valorizar a comunicação própria da liturgia e posteriormente um encontro para a partilha da experiência vivida.
Por fim, na quarta etapa, apresentamos o roteiro com sete encontros para serem realizados anualmente no mês do aniversário de batismo dos neófitos. É uma maneira de acompanhar as famílias e o crescimento das crianças até o ingresso na catequese.
Todo o itinerário sugerido exigirá dos envolvidos, uma boa preparação e uma mudança de mentalidade, onde o sacramento não é visto como fim, mas o início de uma vivência cristã, e oportunidade de inserção dos pais e padrinhos na comunidade eclesial.